5ª Edição Mostra Movimento e Palavra

Regina, Viviane, Maria e Luciana
Regina Rossi, Viviane Gawazee, Maria Albers e Luciana Paludo

A Mostra Movimento e Palavra chega à sua quinta edição em 2009, caracterizando-se como um evento que busca dinamizar e estimular a produção da dança de expressão contemporânea no Rio Grande do Sul, assim como aproximar coreógrafos, intérpretes-criadores e espectadores no intuito de intercambiar experiências e formar público para a dança. A principal característica da mostra está centrada no fato de operar com coletivos de artistas independentes, solidários, que trabalham em cooperação, com trabalhos coreográficos, notadamente ligados à contemporaneidade, que se unem para dar maior visibilidade para suas criações, na tentativa de aproximá-las ao público.

Programa da Noite

„TEO“ – Solo Coreográfico

O embrião do solo „Teo“ surgiu em um laboratório coreográfico ministrado por Eva Schul junto ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. A princípio uma pequena „célula“ coreográfica, o solo desenvolveu-se a partir do trabalho conjunto entre Eva Schul e Regina Rossi, apoiado no conto de Julio Cortázar „ A Entrada em Religião de Teodoro Adorno“.  A junção entre movimento e palavra busca a dramaturgia da performance.

Direção: Eva Schul

Criadora-Interprete: Regina Rossi

Veia no pulso

É o início de um trabalho. A matéria-prima são os movimentos dançantes do meu corpo: o que trazem, de longa data, como técnica – a Dança do Ventre, e aquilo que vivenciam em experiências em dança contemporânea desde 2003. Em que medida a apresentação de códigos inseridos em modelos folcloricamente dados, em contextos cristalizados de partituras coreográficas e estereótipos tradicionais, pode ser recriada numa abordagem diversa de movimento?

Concepção/Bailarina-intérprete: Viviane Gawazee

Trilha sonora pesquisada: Viviane Gawazee

Músico convidado: Fabiano Tuerlincx

Foto: Rodrigo Rocha

Baile por Coelhinhos nº 209

Baile por Coelhinhos é fazer flamenco dentro de uma lógica vomitar coelhinhos. Vomitar coelhinhos é um conceito que evidencia e potencializa uma situação de artistas agindo em colaboração, sabendo que o que eu faço interfere diretamente no que o outro vai fazer e vice-versa. Abrem-se mão dos efeitos de composição controlados a priori. Se aposta na relação para jogar com o inusitado. Não sabemos o resultado de cada obra a la coelhinhos, mas abrimos o corpo para jogar com o que  nos chega. Cada artista pode vomitar dentro de seu repertório a maneira que lhe convém, com aquilo que tem para oferecer ao mundo, à maneira como a atmosfera lhe provoca e lhe solicita um vômito.

Concepção/Bailarina-interprete: Maria Albers – baile e palmas

Valéria Amaral – palmas

Lucas Delazzanna – cajón

Hugo Varella – instrumentos aleatórios

Convidado Especial – coelhinhos

Espectador Desimpedido – coelhinhos

“Meus desejos fora de tempo, ou, um corpo enfadonho solto no espaço”

Movimento, espaço e imagem se mostram e delimitam-se através da dança construída num corpo, com cuidado, atenção e empenho… Tanto tempo tem a dança nesse corpo; então, deixa surgir! Como um ato de cavar e esculpir o espaço; pegar o ar, transportar para outros lugares…

Concepção e dança: Luciana Paludo

Mediadores

Elcio Rossini: Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e entre seus trabalhos de direção teatral estão: Parque extremo de diversões, Passagem para Java, As traças da paixão e Entre quatro paredes. Integra o projeto Arte construtora que realiza intervenções em paisagens e espaços arquitetônicos.

Susana França: Graduada em Dança (UERGS) e Jornalismo (PUC) e mestranda em Educação (UFRGS). Pesquisas: O Jardim e a Videodança como Ação Pedagógica.

Tatiana da Rosa: bailarina, coreógrafa e professora do curso de Dança FUNDARTE/UERGS.

Dia 29 de agosto às 18h 30min

Sala 209 – Usina do Gasômetro

Av. Presidente João Goulart, 551

Porto Alegre – Centro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s