Bundaflor, Bundamor_Nova temporada

Agosto/2011 – Porto Alegre/RS/Brasil

Nova temporada_ Bundaflor, Bundamor

Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas com intervenções de bailarinas convidadas.

Foto: Inês Correa

Bundaflor Bundamor retorna aos palcos da cidade na sala 209 na Usina do Gasômetro nos dias 13, 14, 20 e 21 de agosto, sábados e domingos às 19h. Concepção coreográfica de Eduardo Severino e Luciano Tavares (Núcleo artístico da Eduardo Severino Cia. de Dança) e interpretação dos bailarinos Eduardo Severino, Mônica Dantas e Luciano Tavares com intervenções de bailarinas convidadas especialmente para esta temporada e para este trabalho, são elas: Viviane Gawazee, Luiza Moraes e Luciana Hoppe.

 

As intervenções das artistas convidadas acontecem no próprio do trabalho e durante o espetáculo, a partir do olhar de cada uma delas sobre esta parte do corpo, a bunda.

A obra que será mostrada em Porto Alegre é um desdobramento do espetáculo estreado em 2008. Este desdobramento foi mostrado em Santiago/ Chile no evento Sindicato da Performance2 em janeiro de 2010 com financiamento do Programa de difusão cultural e intercâmbio do Ministério da Cultura com o projeto Intercâmbio Brasil/Chile e na cidade de São Paulo no Teatro da Dança no projeto Bem Casado da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em abril de 2010.

A obra discorre sobre a Bunda. Utilizamos como inspiração para a pesquisa coreográfica, textos do livro do historiador francês Jean Luc Henning, “A breve história das nádegas”. Bundaflor, Bundamor propõe um olhar diferenciado a essa parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, o seu desenho e as suas possibilidades motoras. A bunda brasileira, formada graças à herança genética africana, é  massa carnal rebolante que mostra a nossa alegria mestiça, em algumas manifestações mais originais.

Eduardo Severino, Luciano Tavares, Mônica Dantas e bailarinas convidadas abordam com humor o imaginário brasileiro, brindando nos movimentos de seus corpos para além da banalização dos elementos que compõem o real e o simbólico desse universo.

“Como dizia Drummond, é o milagre de ser duas em uma, plenamente, e bunda é a bunda, redunda. E bem como viu Jean-Luc Henning em sua Breve história das nádegas, a bunda é barroca, sim: a bunda é barroca. Curva e plenitude”.

Foto: Inês Correa

Texto/crítica de Cássia Navas sobre a obra:

Bundaflor, Bundamor é uma obra que, de pronto, chama atenção. Pelo titulo, pelo ineditismo de um tema, presente no imaginário e no cotidiano de uma cultura corporal conjugada em vários cantos de nosso pais.

Entretanto, a coreografia nos surpreende, sobretudo pela abordagem de traços deste universo. Luciano Tavares e Eduardo Severino, artistas da dança de longo curso, propõem-nos um humor seco e talhado, como se fosse em pedra. O palco se adensa aos poucos com as camadas de interpretação precisa, onde o humor se sobrepõe a mais humor, em preciosas dinâmicas de movimentação.

Estas resultam da experiência da dupla, e do entremeio que estabeleceram entre o texto do qual partiram – “A breve história das nádegas”, de Jean Luc Henning, e a observação atenta ao que passa a seu redor, na vida cotidiana de um país onde certos atributos corporais são hipertrofiadamente cantados em prosa e verso.

Bundaflor, Bundamor não é ode à anatomia do brasileiro. Ao contrário – estabelece-se como fenda coreográfica, por onde se espraia uma luz para reflexões sobre os “corpos do Brasil”, campo sobre o qual os artistas da dança trabalham sem cessar, posto ser cidadãos deste país.

A coragem de tratar o tema se sobrepõe à ousadia de sua abordagem coreográfica, de delicada contundência Por ela nos chega uma violência precisamente construída, que não choca sensibilidades mais delicadas, mas resta presente durante um tempo em nossos pensamentos e palavras.

Uma provocação bem construída, à maneira da dança. Ficamos a esperar mais obras desta estirpe, dentro da trajetória da dupla, de seus colaboradores e colegas de métier.

São Paulo, fevereiro de 2011.

Cássia Navas

Ficha Técnica:

Concepção coreográfica: Eduardo Severino e Luciano Tavares

Intérpretes/criadores: Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas

Intérpretes/criadoras convidadas: Viviane Gawaze, Luiza Moraes e Luciana Hoppe

Trilha musical: “Não me diga adeus”/Aracy de Almeida; “Melô de piripiri”/Gretchen.

Pesquisa musical: Luciano Tavares

Mixagem: Jorge Foques

Figurino e operações: elenco

Fotos: Inês Correa

Realização: Eduardo Severino Cia. de dança

Serviço:

Local: Sala 209 – Usina do Gasômetro

Dias: 13, 14, 20 e 21 de agosto, sábados e domingos

Horário: 19h

Ingresso: inteira – R$ 15,00 e meia R$ 8,00(estudantes, melhor idade e classe artística)

 

 

 

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