Trocando figurinha 5ºEdição/encontro

A quinta edição do Trocando Figurinha será com artistas que estão surgindo na cena local como bailarinos/criadores: Alexandra Castilhos, Béthany Martínez e Luciana Hoppe.

Trocando figurinha é um projeto da Eduardo Severino Cia de Dança para a Sala 209 da Usina do Gasômetro. A idéia é promover o diálogo entre artistas, elencar aproximações e desvios dos caminhos em seus processos artísticos numa conversa dançada em que os artistas envolvidos em cada edição definem como vão estabelecer a relação entre eles e deles com o público. O projeto surgiu em julho e 2011 com Tatiana da Rosa trocando figurinha com Alexandra Dias. Em outubro, o encontro foi entre Luciana Paludo e Cibele Sastre. O sucesso da proposta e a riqueza das trocas fez com que a programação de encerramento das atividades do ano de 2011 da sala 209 fosse com um encontro entre as quatro participantes das duas primeiras edições, e mais Mônica Dantas, Luciano Tavares e Eduardo Severino. Foram sete artistas em cena trocando experiências, falandançando seus processos criativos e compartilhando experiências estéticas distintas. Na 4º edição participaram, Ana Claudia Pedone, Thais Pethzold e Carla Vendramin.

Nesta 5º edição participam três bailarinas/criadoras que estão surgindo na cena local, Alexandra Castilhos, Béthany Martínez e Luciana Hoppe. Entre algumas afinidades que as aproximam está na experiência e formação em cursos de graduação em dança no estado que estão em curso ou já graduadas e o desenvolvimento de trabalhos artísticos em colaboração com outros artistas.

Sala 209, Usina do Gasômetro/Porto Alegre/RS

Dia – 5 de maio, sábado.

Horário – 19h

Ingresso – contribuição espontânea

Béthany Martínez: bailarina nascida no Uruguai e residente em Porto Alegre desde 2005. Iniciou seu percurso na dança contemporânea no Grupo Experimental de Dança da Cidade. Desde então fez parte da Porto Alegre Companhia de Dança, a Companhia Municipal de Dança de São Leopoldo e Ballet da UFRGS. Participou da Companhia H e Mimese cia de dança-coisa. Estuda Licenciatura em Dança na UFRGS. Trabalhou e fez aula com diversos artistas, como Eva Schul, Luciana Paludo, Marco Filipin, Didi Pedone, Rubiane Zancan e Letícia Paranhos.

Alexandra Castilhos: Bailarina, estudante da Graduação em Dança da Uergs, integrante do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre – dirigido por Airton Tomazzoni – e dança com Luciana Hoppe explorando os caminhos da educação somática para a criação em dança.

Luciana Hoppe: Formada em Psicologia – Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Graduação em Dança: Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Participou do Projeto “Poema-Reconhece o Mário?” (Fumproarte 2006) e do espetáculo “Outros Quintanas” (Funarte Klauss Vianna 2007) com o Grupo de Risco; Integrou o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e com este dançou o espetáculo Folias Felinianas; Participação como bailarina no espetáculo “BundaflorBundamor” em 2008,  da Eduardo Severino Cia de Dança; Ganhou o Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna em 2009 com o Projeto “LÁ E CÁ”; Cumpriu temporada com o solo “Um Corpo Visível “entre” Espelhos” na Usina do Gasômetro, sala 302 de Novembro a Dezembro de 2009; Participou do projeto de remontagem “DAR CARNE À MEMÓRIA” de Eva Schul e Mônica Dantas.Participou de residência artística no Festival Contemporâneo de Dança em SP com o bailarino e coreógrafo Fredèric Guiés. Em Março de 2011, fez residência artística na Cia de Dança Dani Lima; Integra o Coletivo de Dança Sala 209 da Usina do Gasômetro; Como diretora criou o espetáculo “SOLO EM ÁGUA FERVENTE”, esse espetáculo ganhou o Prêmio Açorianos 2011 de Dança em quatro categorias: melhor espetáculo, melhor bailarina, melhor iluminação e melhor cenografia; Também como co-diretora criou o espetáculo “Uma Fada no Freezer”, também contemplado pelo Prêmio Mais Teatro Revelação 2011 de melhor atriz.

Trocando Figurinha é uma realização da Eduardo Severino Cia de Dança + Coletivo de dança da Sala 209 + Usina das Artes. A Produção/divulgação é de Eduardo Severino e Luciano Tavares.

Eduardo Severino – 96892621

Anúncios

Um comentário sobre “Trocando figurinha 5ºEdição/encontro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s