Trocando figurinha

6ºEdição|Encontro

A quinta edição do Trocando Figurinha será com os bailarinos/criadores: Andréa Spolaor, Leticia Paranhos e Everton Nunes.

 

Trocando figurinha é um projeto da Eduardo Severino Cia de Dança para a Sala 209 da Usina do Gasômetro. A idéia é promover o diálogo entre artistas, elencar aproximações e desvios dos caminhos em seus processos artísticos numa conversa dançada em que os artistas envolvidos em cada edição definem como vão estabelecer a relação entre eles e deles com o público. O projeto surgiu em julho e 2011 com Tatiana da Rosa trocando figurinha com Alexandra Dias. Em outubro, o encontro foi entre Luciana Paludo e Cibele Sastre. O sucesso da proposta e a riqueza das trocas fez com que a programação de encerramento das atividades do ano de 2011 da sala 209 fosse com um encontro entre as quatro participantes das duas primeiras edições, e mais Mônica Dantas, Luciano Tavares e Eduardo Severino. Foram sete artistas em cena trocando experiências, falandançando seus processos criativos e compartilhando experiências estéticas distintas. Na 4º edição participaram, Ana Claudia Pedone, Thais Pethzold e Carla Vendramin e na 5º Edição participaram uma nova geração, Alexandra Castilhos, Béthany Martínez e Luciana Hoppe.

Nesta 6º edição participam três bailarinos/criadores experientes que trabalham em Companhias ou de forma independente ou já trabalharam em Companhias oficiais como Andréa Spolaor que trabalhou no Palácio das Artes em Belo Horizonte e desenvolve trabalho independente e Everton Nunes que trabalha na Cia Municipal de Dança de São Leopoldo além da Ânima Cia de Dança e Letícia Paranhos que trabalha como artista independente em várias Companhias.

Entre algumas afinidades que os aproximam está na experiência como artistas bailarinos com diversos outros criadores e de trabalhos artísticos em colaboração com outros artistas.

Sala 209, Usina do Gasômetro/Porto Alegre/RS

Dia >> 14 de julho >> sábado.

Horário >> 19h

Ingresso >> contribuição espontânea

 

Andrea Spolaor  – estudou ballet clássico no Ballet Lenita Ruschel, sua formação em dança contemporânea foi com Deborah Ruscel e Mario Nascimento. Estuda Lian Gong em 18 Terapias e Xian Gong pelo Instituto Mineiro de Tai Chi. Integrou como bailarina-pesquisadora-intérprete a Cia de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte) por 9 anos e a Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul como professora, ensaiadora e bailarina convidada por dois anos. É integrante do Coletivo da Sala 209. Este ano deu início à Lírio Cia de Dança em parceria com a produtora cultural Silvia Abreu.

Leticia Paranhos – Nascida em Porto Alegre, é licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no RS, e pós-graduada em nível de especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. É Bailarina e atriz, formada em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Lenita Ruschel Pereira, de Porto Alegre, RS. Como bailarina, estudou e trabalhou com coreógrafos como Mário Nascimento, Jorge Peña, Tony Abott, Luis Arietta, Deborah Ruschel, Ivan Motta e Isabel Willadino.

Atualmente ministra aulas de dança contemporânea e Jazz no Laboratório da Dança, de Isabel Willadino, no Stúdio de Dança Mara Noschang, Integra a Companhia H, dirigida por Ivan Motta; faz parte do elenco de “Desvio” espetáculo da Cia de dança Muovere, dirigido por Jussara Miranda, Jesebel di Carli e Diego Mac; e do elenco de “ A Tempestade e os mistérios da ilha” da Santa Estação Cia de teatro, dirigida por Jezebel di Carli.

Everton Nunes – Desde 1997 aperfeiçoa seus estudos em dança, nas modalidades de ballet, contemporâneo, jazz, dança de salão e teatro com constante cursos, experiências e workshops com grandes profissionais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e exterior. Em 2010 é selecionado para integrar o elenco do Projeto “Dar carne a memória” de Eva Schull que recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo, sendo selecionado para o Porto Alegre em Cena. No mesmo ano recebeu indicação ao Prêmio de Melhor Bailarino, pelo Projeto “A Primeira entrega” de Alexandre Rittman. Atualmente é bailarino intérprete integrante do elenco da “Ânima Cia de Dança”, no Espetáculo “Vestido como parece. A Brasilidade em Nelson Rodrigues” e bailarino contratado da “Cia Municipal de Dança de São Leopoldo” com direção de Marco Fillipin.

Trocando Figurinha é uma realização da Eduardo Severino Cia de Dança + Coletivo de dança da Sala 209 + Usina das Artes. A Produção/divulgação é de Eduardo Severino e Luciano Tavares. Maiores informações pelo site https://eduardoseverinociadedanca.wordpress.com

Eduardo Severino – 96892621

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s