Circulação em dois atos

Cartaz_WEB_circulação em dois atosNessa época de polêmicas acerca do casamento entre pessoas do mesmo sexo, estabelecemos a nossa proposta de circulação de acordo com os dados do IBGE de 2010 – que foi o primeiro a contabilizar a população residente com cônjuges do mesmo sexo – destacando as cidades que atingem os índices mais altos do país (como Florianópolis e Porto Alegre, respectivamente em 1º e 3º lugar), e aquelas que são referência popular para o assunto, como Campinas e Pelotas (que sequer estão entre as cem principais cidades do censo). Não que o espetáculo seja voltado especificamente para este público, mas porque é voltado, sim, para uma plateia mais aberta e tolerante às diferenças e ironias relacionadas a gênero e sexualidade.

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna apresenta

Vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de 2012, Circulação em dois atosconsiste na apresentação através do país, dos espetáculos “Bundaflor Bundamor” e “Tempostepegodelícia”, da Eduardo Severino Companhia de Dança. A proposta prevê circulação nacional nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Acre com dois trabalhos da Cia. que abordam com pitadas de bom humor a sexualidade e o gênero.

O projeto prevê ainda a realização de oficinas gratuitas, divididas em oficina de produção cultural, dia 20, sábado, das 10h às 12h e de criação e exploração do movimento, dia 27, sábado, das 10h às 12h com duas horas de duração cada, com certificado para os participantes. Inscrições para as oficinas no e-mailukaibarra@gmail.com

A Projeto de Circulação começará por Porto Alegre agora em abril nos dias 20 e 21, Bundaflor, Bundamor e dias 27 e 28, Tempostepegoquedelícia, sempre às 20h, na Sala 209, Usina do Gasômetro. Um ingresso será válido para os dois espetáculos. Em maio seguimos para Florianópolis e Recife.

 

Bundaflor, Bundamor, o trabalho discorre sobre a Bunda. Inspirada em obra do historiador francês Jean Luc Henning, “A breve história das nádegas”, Bundaflor, Bundamor propõe outros olhares para essa parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, desenho e  possibilidades motoras. Aproveita ainda, do contexto em que se vive, para abordar a bunda brasileira, formada graças à herança genética africana, como  massa carnal rebolante que mostra a nossa alegria mestiça.

Eduardo Severino, Luciano Tavares e Mônica Dantas abordam com humor o imaginário brasileiro, brindando e brincando, através dos movimentos de seus corpos, com elementos que extrapolam a banalização de tudo o que compõe o real e o simbólico desse universo traseiro.BUNDAFLOR1

Nas palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade, “é o milagre de ser duas em uma, plenamente, e bunda é a bunda, redunda”. E assim como observou Jean-Luc Henning, “a bunda é barroca, sim: a bunda é barroca. Curva e plenitude”.

Histórico – Temporada/estreia em maio/2008 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Temporada em agosto/2008 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Temporada/ Projeto Dança Usina em março/2009 – Sala 209/Usina do Gasômetro; em abril/2010 – Teatro da Dança/Teatro Itália – projeto Bem Casado – São Paulo; Temporada em julho/2010 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Temporada em Outubro/2010 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Em janeiro/2010 – Sindicato da Performance2 – Santiago/Chile com financiamento do Programa de difusão cultural e intercâmbio do Ministério da Cultura com o projeto Intercâmbio Brasil/Chile; Temporada em março/abril/2011 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Temporada em agosto/2011 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Temporada em agosto/2012-Teatro Sérgio Cardoso – TD – São Paulo.

TEMPOS 1Tempostepegoquedelícia, Trabalho que se desenvolve a partir de questões de gênero e sexualidade, Tempostepegoquedelícia se propõe a desbotar as encarnações do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena sexualidades provisórias. Vestes hieráticas, mulheres com falo, homens em tubinho e decote sexy, coletes de pele, cueca e calcinha vermelhas e corpos nus interrogam, com humor, a falocracia que marca as relações interpessoais na cultura brasileira, e que acaba encontrando reflexo na nossa arte.  O trabalho quer oferecer ao espectador a oportunidade de desfrutar da ambiguidade da carne, sem receio de ser pego em flagrante delito de voyeurismo.

 

Histórico – Pré-estreia Temporada em abril/2012 – Sala 209/Usina do Gasômetro; Em abril – Fidet 2012 – Festival Internacional de Artes Cênicas e Transdiciplinaridade – Santiago/Chile; Temporada em junho/julho/novembro/2012 – Sala 209/Usina do Gasômetro; em agosto – Teatro Sérgio Cardoso – TD – 2012 – São Paulo; em agosto/setembro Modos de Existir – Sesc Santo Amaro – 2012 – São Paulo.

Bundaflor, Bundamor – Fotos – Inês Correa (113133 – 3135) nas fotos Luciano Tavares e EduardoSeverino

Tempostepegoquedelícia – Fotos – Laércio Sulczinski (9856 – 9972) nas fotos Mônica Dantas e Luciano Tavares + Fotos de Ricardo Braescher com Eduardo Severino e Mônica Dantas nas fotos.

 

FICHA TÉCNICA 

TEMPOSTEPEGODELÍCIA

Concepção e coreografia – Eduardo Severino

Direção Cênica – Elcio Rossini e Eduardo Severino

Criadores Intérpretes – Luciano Tavares e Mônica Dantas

Elementos Cênicos – Élcio Rossini

Pesquisa musical – Luciano Tavares

Mixagem – Jorge Foques

Fotografia – Laércio Sulczinski/Ricardo Braescher/Walter Fagundes

Arte gráfica – Licia Arosteguy

Iluminação: Luciana Ibarra

Vídeo registro – Luciana Paludo/Filipe Severo

Realização – Eduardo Severino Cia de Dança

Produção: Luka Ibarra/Lucida Cultura

Blog – Criação/postagem – Luciano Tavares

Duração – 30 minutos

 

BUNDAFLOR, BUNDAMOR

Concepção coreográfica – Eduardo Severino e Luciano Tavares

Intérpretes/criadores – Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas

Trilha musical – “Não me diga adeus”/Aracy de Almeida; “Melô de piripiri”/Gretchen.

Pesquisa musical – Luciano Tavares

Mixagem – Jorge Foques

Figurino e operações – elenco

Arte Gráfica – Licia Arosteguy

Iluminação – Luka Ibarra

Fotos – Ines Correa

Vídeo Registro – Filipe Severo

Realização – Eduardo Severino Cia. de dança

Produção – Luka Ibarra/Lucida Cultura

Blog – Criação/postagem – Luciano Tavares

Duração 30 minutos

 

Apoios: Hashi Art Cuisine, Rincão da Saúde, RádioCafé, Lucida Cultura, Usina das Artes,
 Usina do Gasômetro, Secretaria Municipal de Cultura, TVE e FM Cultura,
 Estúdio Vinëta.

Apoio Cultural: “CaféStùdio internet design” ”ARQS.COM internet host”

 

Financiamento e realização: Ministério da Cultura/Petrobrás/Funarte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s