10º Edição Mostra Movimento e Palavra

montagem2A Mostra tem como objetivo a difusão e a discussão sobre as escolhas estéticas e os fazeres artísticos em dança. Com a participação de vários coreógrafos/bailarinos da cena porto-alegrense e interior do estado que têm diferentes princípios de criação e que mostrarão suas pesquisas coreográficas em processo ou já finalizadas.

No primeiro semestre do ano de 2007 a Eduardo Severino Cia. de Dança teve a iniciativa de criar e produzir a Mostra Movimento e Palavra, com total aprovação e adesão dos artistas de dança da cidade.

A 10º edição será no dia 31 de maio de 2014, sábado, às 19h com bate-papo ao final das apresentações com dois provocadores, um mediador, artistas e público interessado. Nesta edição teremos os artistas Muna Zaki com Raqs El JaciPaola Vasconcelos, Gabriel Martins e Giovanni Vergo em Corpobolados; e Patrick Moraes em Sou Homem, Sou Diva. Com a mediação de Bia Diamante e os provocadores Tatiana da Rosa e Wagner Ferraz.


Dia 31 de maio/sábado

Paola Vasconcelos crédito Yamine Benites (1)
Foto: Yasmine Benites

 “Corpobolados” é a possibilidade de visualizar diálogos entre corpos e objetos. Duas potencialidades de encontro. A dança a dois que intrinsecamente emerge dessa necessidade de fala e compreensão do outro corpo, e o malabarismo que necessita do objeto para se tornar arte e ao mesmo tempo em que esse elemento se torna tão importante nessa relação que ele passa a ditar ritmos e rumos para essa conversa. Partindo desse enfoque esse experimento pretende abranger essas relações entre corpos e objetos tornando esses elementos um conjunto que possibilita o olhar das diferenças e as individualidades desses contatos específicos, porém chegando a momentos de intensa coexistência.

Direção: Paola Vasconcelos

Intérpretes criadores: Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola Vasconcelos

Créditos das fotos: Yamine Benites



Foto: Habibi Denis Soares
Foto: Habibi Denis Soares

Raqs el Jaci é um solo de uma bailarina de dança do ventre que questiona seu pertencimento a um tempo e a uma etnia única, em uma realidade cada vez mais híbrida e multitemporal: o tempo contemporâneo do aqui e agora e o tempo das mil e uma noites, das danças egípcias sagradas e faraônicas. Questiona sua natureza brasileira indígena e a etnia árabe, do qual pertence os movimentos de sua dança. O solo Raqs el Jaci (Dança de Jaci) busca revelar a bailarina por trás dos estereótipos e exotismos que permeia uma apresentação clássica de dança do ventre em Porto Alegre.

O espetáculo foi elaborado a partir da poética da artista Eva Schul, pioneira da dança contemporânea no sul do Brasil, sob orientação e direção da professora Doutora Mônica Dantas no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS 2014.

Intérprete-Criadora: Muna Zaki
Orientadora/diretora: Mônica Dantas
Iluminação: Alex Prego



Fofo: Itibere Alencastro
Fofo: Itibere Alencastro

Sou Homem, Sou Diva, reúne aspectos dos estranhamentos do corpo em sua constituição biológica e social, da descoberta sexual e de gênero, dos xingamentos, repúdios, da aceitação ou a falta dela, do glamour, da ousadia, da sensualidade. Os experimentos corporais partem dos aspectos conflitantes da experiência vivida em um dado tempo e espaço da memória. Este solo embranha-se nos estudos de processos de criação em dança, sendo esta uma obra “inacabada” tendo sempre um espaço aberto para um novo respirar, fruto da pesquisa feita para o Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de graduação em dança-licenciatura da Uergs.

 Interprete/criador: Patrick Moraes

Orientação cênica: Cibele Sastre

Figurino: Fabrizio Rodrigues



Mediação: Bia Diamante / Provocadores: Tatiana da Rosa e Wagner Ferraz. 

Onde: Usina do Gasômetro na sala 209, Av. João Goulart, 551

Horário: 19h

Quando: 31 de maio, sábado.

Quanto: Inteira – R$ 20,00 / Meia – R$ 10,00 (Melhor idade, estudantes, Classe artística) 

Realização

Eduardo Severino Cia. de Dança / Usina das Artes

Informações: eduardosever@yahoo.com
Contato: 96892621

Apoio 

Viñeta Estudio

Secretaria Municipal de Cultura

Usina do Gasômetro

Rincão da Saúde

 TVE e FM Cultura

Coletivo de Dança da Sala 209

Apoio Cultural Caféstùdio internet design, ARQS.COM internet host e RádioCafé

 
Anúncios

Um comentário sobre “10º Edição Mostra Movimento e Palavra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s