Flymoon® 2016 :: Porto Alegre e Caxias do Sul

Clara F. Trigo traz método inovador de treinamento corporal ao Rio Grande do Sul!996146_10153852956567612_7291628700575482771_nCLARA TRIGO
Depois de passar circular por diversos países da Europa e ser premiada pelo Sebrae-BA como “Mulher de Negócios 2015”, Clara F. Trigo volta ao Rio Grande do Sul com sua invenção, Flymoon®, em curso intensivo do seu método, que envolve ludicidade e criatividade para o treinamento corporal de profissionais, curiosos e apaixonados pelo movimento, em Porto Alegre (fevereiro) e Caxias do Sul (junho).
A inovação não está apenas na técnica, mas também no próprio equipamento utilizado. O que antes era um acessório do ambiente Pilates, criado pelo próprio Joseph H. Pilates, como parte dos seus equipamentos de arco, destinado a gerar estabilidade, aos olhos de Clara F. Trigo, criadora da Instabilidade Poética, tornou-se justamente o contrário: um equipamento capaz de gerar a instabilidade necessária para a busca da estabilidade.
“Inspirada pelo balanço, pela paixão por tudo o que me tira o chão, pela possibilidade de brincar física e simbolicamente com a gravidade, inverti a Meia Lua – até então apenas utilizada em sua posição estável, como no projeto original de Pilates – apoiando sua face convexa no chão, provocando balanço e instabilidade. Comecei a investigar as possibilidades de movimento que se apresentavam a partir desta inversão. A princípio, motivada pelo prazer de me desafiar, logo o potencial poético do movimento entrou em cena no espetáculo Ideias de Teto e, daí em diante, já com um vasto repertório de movimentos desenvolvidos, a instabilidade desta meia lua invertida foi sendo incorporada à minha prática como professora de Pilates. A inversão da posição fez surgir um novo universo de pesquisa de movimento, que foi a semente lançada para a Instabilidade Poética.”, explica Clara.
Munida de curiosidade e, através de mergulhos profundos nos seus processos criativos, a bailarina, coreógrafa e empresária desenvolveu um sistema que passou a ser uma nova vertente de atividade física, conectando também saberes relacionados à dança, pedagogia e educação somática.
O método criado pela autora com a colaboração de diversos parceiros ao longo dos 12 anos de pesquisa de movimento e, atualmente, iniciando parceria científica na área de reabilitação com o Prof. Dr. Régis Gemerasca Mestriner da PUCRS. O método vem sendo aplicado em aulas para reabilitadores, educadores físicos e bailarinos na Alemanha, Argentina, Suíça, Espanha, Estados Unidos e também em algumas cidades do Brasil, tendo sido implantada como técnica no cotidiano do Balé Teatro Castro Alves (BA).
Motivada pela Flymoon, Clara usou a instabilidade como objeto de estudo no mestrado em Artes Cênicas na UFBA, envolvendo as áreas da dança, saúde, política e educação. Deste modo, o método traz todas estas vertentes junto à possibilidade da busca pelo equilíbrio dinâmico e estático como uma atividade física completa para indivíduos de todas as idades, sejam simples apreciadores da busca pelo bem-estar, sejam dançarinos ou atletas.
No blog http://www.flymoon-claratrigo.blogspot.com.br/ podem ser encontradas informações para a inscrição, assim como um diário mantido por Clara sobre suas investigações e descobertas sobre o método.
SERVIÇO:
PORTO ALEGRE
Datas do curso: 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016
Horário: sexta, sáb e Dom 9h-18h
Local: Usina do Gasômetro, sala 209, POA.
CAXIAS DO SUL
Datas do curso: 03, 04 e 05 de junho de 2016
Horário: 9h às 18h
Local: A confirmar. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Valor da inscrição: consulte formulários online
CONTATOS
Clara F. Trigo
skype: clara.faria.trigo
Tatiane Chitão
(51) 8471-0088
skype: clara.faria.trigo
facebook: clara faria trigo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s