O corpo é.

Quarta edição do Projeto “Luciana Paludo convida…” acontecerá no dia 16 de julho de 2016, 19h, na Sala 209 da Usina do Gasômetro. O bailarino e coreógrafo Eduardo Severino é o convidado.


O corpo é” parte de um conceito que já guiou um espetáculo do Mimese cia de dança coisa, em 2003. ‘O que você pensa a respeito do corpo?’ era a pergunta chave de 2003. Em 2016, com Eduardo Severino, essa pergunta se redimensiona.

O que inspira Luciana e Eduardo para esta edição é justamente esta ‘matéria bruta’ que é o corpo.

O trabalho para tornar o corpo sensível – para que essa ‘matéria’ resulte em possibilidades, de modo que possa formar uma obra em dança. 

Os artistas têm carreira consolidada como intérpretes e criadores. Em comum, o trabalho diário para manutenção do que julgam necessário para ser-estar em suas danças; também o trabalho em cooperação com outros artistas. Para além do gosto de estabelecer trocas e parcerias para a criação, acreditam que o trabalho colaborativo seja uma das estratégias de sobrevivência na arte.

CRW_0763
Foto: Cláudio Etges

Para esta edição, Leonardo Dias assina trilha sonora original, a partir de um poema homônimo de Luciana Paludo [O corpo é]. Também, teremos “o convidado do convidado”: Eduardo Severino convidou o músico João C. Maldonado para colaborar com a cena do espetáculo.

Serviço:

“O corpo é”

Sala 209/Usina do Gasômetro

Dia 16 de julho/sábado

Às 19h

Ingressos – Inteira – R$ 20,00 e meia – R$ 10,00(classe artística, estudantes e idosos)

http://lupaludomimese.blogspot.com.br/2016/07/o-corpo-e.html

CRW_0820_1
Foto: Cláudio Etges

Sobre o Projeto Luciana Paludo convida:

O projeto estreou em 20 de março de 2016, tendo como convidado o bailarino Airton Rodrigues; em 30 de abril, com o bailarino Douglas Jung, foi realizada a segunda edição, ambas na Sala 209 da Usina do Gasômetro. A terceira edição aconteceu em 29 de maio, com o bailarino Diego Mac, que dividiu a cena com Luciana na Casa Frasca – Espaço Cultural situado na Av. Independência, 426.  Para a quarta edição o projeto retorna à Sala 209, tendo como convidado o bailarino Eduardo Severino, para encerrar a programação do primeiro semestre.

 O objetivo é que em cada edição esteja em jogo diferentes linguagens autorais que, ao entrarem em relação na mesma cena, encontrem modos de se (re)significarem; justamente pelas influências que o trabalho em colaboração pode exercer na criação em dança.

O projeto é alimentado pela pergunta-movimento “o que move meu corpo até ele chegar à cena?”. Então, os artistas inventam seus movimentos-resposta, a partir da cooperação no trabalho de criação.

A metodologia de trabalho se realiza no seguinte sentido: no mês do espetáculo, os próprios artistas definem as maneiras de se encontrar para realizar a criação; isso faz parte da proposta e do projeto.

Para o segundo semestre de 2016, estão previstas apresentações com Elke Siedler (agosto), Carla Vendramin (setembro), Thais Petzhold (outubro). Mais dois artistas serão convidados durante o ano, para as edições de novembro e dezembro.

CRW_0808
Foto: Cláudio Etges

Ficha Técnica:

Concepção coreográfica e dança: Luciana Paludo e Eduardo Severino

Trilha sonora: Leonardo Dias e João Maldonado

Concepção de Luz: Kyrie Isnardi e Ricardo Simões

Operação de Luz: Ricardo Simões

Produção: Ana Paula Reis e Mimese cia de dança-coisa

Assistente de produção: Adrielle Paulino

Fotos de divulgação desta edição: Luiz André Cancian

Fotógrafo do projeto: Cláudio Etges


Apoio: Mimese Cia de Dança Coisa, Eduardo Severino Cia de Dança, Usina das Artes, Usina do Gasômetro, Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura e Ânima Cia de Dança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s